Borboletas (Lepidoptera: Hesperioidea e Papilionoidea) visitantes florais no Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n4p91Resumo
Ambientes urbanos como parques e jardins podem oferecer muitos recursos alimentares, além de abrigo e condições favoráveis para a sobrevivência de borboletas. O presente trabalho teve como objetivo fazer um inventário das borboletas visitantes florais e das plantas visitadas por esses insetos no Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No período de março de 2006 a março de 2007, foram feitas 2h de observações semanais das borboletas visitantes fl orais. Em 108h de observação, foram registradas 1114 visitas de 39 espécies de borboletas, associadas a 43 espécies de plantas (21 famílias). Nymphalidae teve a maior riqueza de espécies (S= 18), seguida de Hesperiidae (S= 8), Pieridae (S= 7), Papilionidae (S= 4) e Lycaenidae (S= 2). O pierídeo Phoebis philea philea foi a espécie mais freqüente (187 visitas), seguida dos hesperídeos Urbanus proteus proteus (100), U. teleus (73) e do ninfalídeo Heliconius erato phyllis (71). Lantana camara (Verbenaceae), Eupatorium laevigatum (Asteraceae), Russelia equisetiformis (Scrophulariaceae) e Stachytarpheta cayennensis (Verbenaceae) foram as plantas mais visitadas. O Jardim Botânico da UFSM é um exemplo de parque urbano que parece possuir recursos florais para alimentação de várias espécies de borboletas, sendo também potencial refúgio para espécies de áreas florestais do entorno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY