Morfologia das brânquias de Steindachnerina brevipinna (Eigenmann & Eigenmann, 1889) (Characiformes, Curimatidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n1p87Resumo
O Birú, Steindachnerina brevipinna, é um peixe de hábito detritívoro. O presente estudo descreve a morfologia respiratória, contribuindo na determinação do hábito alimentar da espécie. O material foi processado de acordo com a metodologia de inclusão em parafina, corados com Hematoxilina & Eosina, Tricrômico de Goldner e P.A.S. As brânquias apresentam arcos com rastros pequenos e numerosos, destacando-se os filamentos curtos e próximos entre si, quando comparados a outras espécies. Evidenciam-se corpúsculos gustativos, células mucosas, pavimentosas, clorídricas, entre outras. Nas lamelas, o epitélio é estratificado, com células pilares e mucosas. As características estruturais observadas nas brânquias de S. brevipinna refletem o estreito comprometimento com o hábito alimentar somado à intensa agilidade desta espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY