Educação Ambiental e os termos meio ambiente e impacto ambiental na visão de alunos do ensino superior da região da grande Florianópolis – SC

Autores

  • Paola May Rebollar

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n2p173

Resumo

As preocupações ambientais no Brasil no século XX se intensificaram com a percepção dos impactos que as atividades humanas geram à biodiversidade. Para que seja possível desenvolver ações visando evitar impactos toda a sociedade deve compreender a problemática ambiental. Projetos de educação ambiental auxiliam neste esclarecimento. Quando implantados em cursos superiores apresentam grande potencial, já que os estudantes podem multiplicar conhecimentos ambientais em seus locais de trabalho. Diante disso, esta pesquisa buscou: a) registrar as práticas ambientais vivenciadas por alunos durante sua formação profissional e b) investigar a visão destes alunos sobre os termos meio ambiente e impacto ambiental. Foram empregadas entrevistas semiestruturadas com 102 alunos de duas universidades da região da Grande Florianópolis. A análise dos dados considerou a freqüência das respostas obtidas. Os resultados apontaram para a inexistência de programas estruturados de educação ambiental apesar de existirem atividades relacionadas à questão ambiental. Os conceitos elaborados pelos alunos apresentaram predominância da perspectiva antropocêntrica, onde a natureza é vista como fornecedora de bens. Este levantamento apontou que os programas de educação ambiental oferecidos a alunos de ensino superior precisam de reflexões teóricas que permitam distinguir com clareza as perspectivas sobre as quais são construídos os conceitos relacionados a problemática ambiental.

Biografia do Autor

Paola May Rebollar

PPG em Agroecossistemas, Centro de Ciências Agrárias
Universidade Federal de Santa Catarina
Servidão Ipanema, 127
CEP 88058-470, Florianópolis – SC, Brasil

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Publicado

2009-08-11

Edição

Seção

Artigos