Perfil de resistência antimicrobiana de isolados de Escherichia coli obtidos de águas superficiais e subterrâneas, em área de produção de suínos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n3p11Resumo
A utilização de antimicrobianos, de maneira excessiva e indiscriminada na produção animal intensiva, tem desencadeado o aumento no número de microrganismos resistentes, os quais podem ser transportados para ambientes aquáticos. O objetivo do presente estudo foi determinar o perfil de resistência a antimicrobianos de isolados de Escherichia coli obtidos de águas subterrâneas e superficiais em região de produção de suínos. Através do teste de suscetibilidade antimicrobiana foram analisadas 205 linhagens de E. coli. Observou-se, maior índice de resistência ao cefaclor tanto em águas superficiais (51,9%) quanto subterrâneas (62,9%), enquanto todas as amostras foram sensíveis à amicacina. O percentual de amostras multirresistentes foi de 25,96% e 26,73% em águas superficiais e subterrâneas, respectivamente; enquanto 19,23% e 13,86% foram sensíveis a todos os antimicrobianos testados. Determinou-se que o índice de resistência múltipla aos antimicrobianos (MAR) foi de 0,164 para águas superficiais e 0,184 para subterrâneas. Não foram verificadas diferenças significativas no perfil de resistência a antimicrobianos em linhagens de E. coli isoladas em água superficiais e subterrâneas, mas o índice MAR calculado em pontos de água subterrânea podem oferecer risco potencial de transmissão de genes de resistência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY