Registros notáveis de répteis de áreas abertas naturais do planalto e litoral do Estado de Santa Catarina, sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n3p129Resumo
A composição e a distribuição dos répteis em Santa Catarina são pouco conhecidas, particularmente em suas áreas abertas naturais do planalto (estepe ombró?la) e do litoral (faixa litorânea de restingas com dunas). Visando contribuir com o conhecimento dos répteis nestas áreas, são apresentados registros de dezesseis espécies anteriormente desconhecidas ou com poucos registros para Santa Catarina: Acanthochelys spixii, Anops kingii, Cnemidophorus lacertoides, C. vacariensis, Leptotyphlops munoai, Mastigodryas b. bifossatus, Tantilla aff. melanocephala, Atractus reticulatus, Gomesophis brasiliensis, Lygophis ?avifrenatus, Oxyrhopus r. rhombifer, Phalotris reticulatus, Philodryas agassizii, Xenodon dorbignyi, Micrurus altirostris e Bothrops pubescens. São discutidos brevemente aspectos sobre a distribuição e a conservação destas espécies.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY