Biometria de pontes de miocárdio em muares (Equus caballus x Equus asinus – Linnaeus 1758)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n3p177Resumo
O presente estudo objetivou estudar a freqüência, largura e localização, especialmente no que diz respeito à posição e vasculotopia, das pontes de miocárdio sobre os ramos ventriculares das artérias coronárias direita e esquerda em muares, através da biometria. Estas informações podem contribuir na compreensão das doenças cardíacas, principalmente aquelas relacionadas à circulação coronariana, e na elucidação da importância e funcionalidade das pontes de miocárdio em animais submetidos ou não a esforços físicos. Para isso utilizou-se o muar (n = 30) como modelo, por ser este muitas vezes submetido a extenuantes exercícios físicos de tração. As pontes de miocárdio em muar ocorreram em 76,6% dos corações, o seu número variou de 1 a 7, sendo que foram mais freqüentemente encontradas na porção apical dos corações (37,5%) e em igual freqüência sobre os ramos das artérias coronárias direita e esquerda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY