Efeito fungitóxico de óleos essenciais sobre Colletotrichum gloeosporioides, isolado do maracujazeiro amarelo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n3p77Resumo
O presente trabalho objetivou avaliar o efeito de diferentes concentrações de óleos essenciais sobre o fungo Colletotrichum gloeosporioides. Os óleos essenciais foram obtidos a partir da parte aérea das plantas Lippiasidoides, Ocimum gratissimum, Lippia citriodora, Cymbopogon citratus e Psidium guayava var. pomifera. Após a incorporação dos óleos em meio ágar-água e BDA (batata, dextrose e ágar), nas concentrações de 1μL/mL, 3μL/mL 5μL/mL e 10μL/mL e a testemunha a 0μL/mL (óleo/meio de cultura), avaliou-se a inibição da germinação dos conídios e a inibição do crescimento micelial, respectivamente. Os resultados demonstraram que a partir da concentração de 1μL/mL, os óleos essenciais de todas as espécies vegetais tiveram efeito sobre a germinação dos conídios, com inibição de 100%. As espécies Lippia sidoides, Ocimum gratissimum, Lippia citriodora, Cymbopogon citratus inibiram em 100% o crescimento micelial do fungo. O óleo da Psidium guayava var. pomifera mostrou inibição crescente sobre o micélio do C. gloeosporioides com o aumento das concentrações desse óleo essencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY