Anatomia funcional da cavidade bucofaringiana de trairão, Hoplias lacerdae Miranda Ribeiro, 1908 (Characiformes, Erythrinidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n3p95Resumo
Neste trabalho foi estudada a anatomia da cavidade bucofaringiana de 20 exemplares de trairão, Hoplias lacerdae (Miranda Ribeiro, 1908), machos e fêmeas, de 24,41cm de comprimento-padrão médio, fixados em solução aquosa de formaldeído a 4% e, ou diafanizados e corados com alizarina e “alcian blue”. As características anatômicas da cavidade bucofaringiana de H. lacerdae são lábios delgados e aderidos às respectivas maxilas; dentição oral constituída de dentes caninos e cônicos, implantados nos pré-maxilar, maxilar e dentário, e dentes cônicos nos ectopterigóide e ectopterigóide acessório; língua lisa, com ápice livre; placas dentígeras, com dentes cônicos, revestindo as faces externa e interna dos arcos branquiais; rastros branquiais pouco numerosos no arco branquial I, com dentículos; aparelho dentário faringiano desenvolvido, dentes cônicos implantados nos II, III e IV faringobranquiais e no V ceratobranquial e mucosa sem relevos expressivos. Estas características confirmam o hábito carnívoro, preferencialmente ictiófago dessa espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY