Distribuição espacial do banco de sementes de plantas daninhas em área de monocultura de feijão
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n4p15Resumo
O presente trabalho tem por objetivo conhecer as características de distribuição espacial do banco de sementes de plantas daninhas visando o auxilio na tomada de decisão na adoção de técnicas de manejo, em uma área sob monocultivo de feijão. Para tanto foram utilizadas ferramentas de agricultura de precisão bem como técnicas de análise geoestatística. Os dados foram obtidos através da coleta de amostras de solo em 24 pontos georreferenciados dentro de uma malha quadrangular com espaçamento de 20x20 metros. as amostras de solo foram acondicionadas em bandejas plásticas dando-se as condições ideais para a germinação das sementes. Os dados obtidos revelaram pontos com infestações potenciais de cerca de 8000 plantas m-2 constituindo importante problema por competirem por recursos do ambiente com o feijão, desfavorecendo seu desenvolvimento e consequentemente a produção de grãos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY