Atratores e tempos de submersmo na pesca artesanal com armadilhas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n4p199Resumo
Armadilhas são empregadas por pescadores artesanais em locais que impedem ou limitam a utilização de outras formas de pesca. A vantagem deste tipo de pesca reside na possibilidade da soltura de exemplares sem valor comercial ou tamanho inferior ao permitido, conferindo um aspecto de sustentabilidade a esta atividade. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes atratores e tempos de submersão na eficiência deste tipo de petrecho. Como atratores foram utilizados sardinhas, camarão e vísceras de peixes. Para se avaliar o tempo de submersão foram testados dois períodos: 24 e 96h. A sardinha, utilizada como atrator, resultou em uma produção média de 1296,4±397,4g, significativamente superior (p<0,05) aos demais atratores. Em relação ao tempo de submersão, o período de 24h gerou uma produção média de 1719,2±866,0g, significativamente (p<0,05) superior ao período de 96h. Os resultados permitem concluir que, para otimizar a captura deste petrecho de pesca, deve-se empregar a sardinha como atrator e um tempo de submersão de 24h.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY