Colonização de substrato artificial por macroinvertebrados límnicos, no delta do rio Jacuí (RS, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n1p101Resumo
Com a finalidade de avaliar a colonização de um substrato artificial por macroinvertebrados límnicos, foram realizados experimentos em duas estações de coleta no delta do rio Jacuí, em Porto Alegre (RS, Brasil): Canal do Jacuí (CJ) e Cais do Porto (PO). Os substratos foram constituídos de garrafa PET com uma malha interna de nylon. Os organismos que apresentaram os maiores valores de densidade média no substrato artificial exposto no CJ foram L. fortunei (8229,0ind.m-2), Chironomidae (188,9ind.m-2) e Heleobia piscium (39,6ind.m-2) e no PO, L. fortunei (3233,0ind.m-2), Chironomidae (288,9ind.m-2) e Oligochaeta (211,1ind.m-2). Trochospongilla paulula apresentou uma área de cobertura de bioincrustação de 0,016m2, equivalente a 31,1%, da superfície externa do substrato (PET). A esponja de água doce, Trochospongilla paulula, também cresceu sobre as valvas dos mexilhões (epizoísmo). Por meio do teste T de Student foram verificadas diferenças significativas (p=0,01) entre os valores de densidade média de Oligochaeta verificados no CJ (menor valor) e PO (maior valor). Também foram verificadas diferenças altamente significativas (p<0,0001) entre as áreas de bioincrustação de T. paulula verificados no CJ (maior valor) e PO (menor valor). Os valores de densidade média dos demais taxa nos substratos expostos no CJ e PO não diferiram estatisticamente. O substrato foi adequado para amostrar macroinvertebrados, sobretudo poríferos, grupo de difícil amostragem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY