Crescimento e sobrevivência da vieira Nodipecten nodosus (Linnaeus, 1758), (Mollusca: Pectinidae) em diferentes estruturas de cultivo na Praia Grande do Bonete, Ubatuba, Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n1p121Resumo
Projeções estatísticas indicam que a aquicultura representará 40% da produção mundial de pescado na próxima década. A vieira Nodipecten nodosus apresenta alto valor comercial e boa potencialidade de cultivo, todavia existem poucos estudos sobre o cultivo dessa espécie no Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de quatro estruturas de cultivo no crescimento e sobrevivência de vieiras cultivadas, além da facilidade de manejo (limpeza do “fouling” nas estruturas e nas vieiras). Os resultados mostraram que o crescimento foi significativamente maior na estrutura bo-net, com 57,6mm após 301 dias de cultivo, em relação às vieiras cultivadas nas outras estruturas outras estruturas. As sobrevivências registradas foram de 97,0% para a estrutura bo-net, 95,6% para as estruturas lanter-net e lanterna comum, e de 69,2% para a estrutura pearl-net. Ocorreram diferenças significativas na quantidade (peso úmido) de “fouling” incrustado nas diferentes estruturas, sendo a maior quantidade observada nas estruturas bo-net e lanter-net, porém essas diferenças não foram registradas para o peso seco. A estrutura lanter-net proporcionou incrustação de “fouling” significativamente maior nas vieiras. Conclui-se que as estruturas alternativas bo-net e lanter-net podem ser utilizadas, pois proporcionaram melhores valores de crescimento e sobrevivência das vieiras em cultivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY