Caracterização populacional de Melocactus zehntneri (Britton & Rose) Luetzelburg (Cactaceae) ocorrente em um inselbergue da Caatinga paraibana
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n1p61Resumo
Os inselbergues são afloramentos rochosos que se caracterizam por formar ecossistemas isolados, com flora própria e elevado grau de endemismo. Estes são ainda ambientes pouco estudados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar uma população de Melocactus zehntneri (Britton & Rose) Luetzelburg (Cactaceae) ocorrente em um inselbergue no Município de Pocinhos, PB. Em toda a extensão do inselbergue foram alocadas 50 parcelas de 1m2. Os indivíduos amostrados foram classificados segundo seu estádio ontogenético, avaliando-se a densidade, a altura, o diâmetro na secção central, e o número de mortos. Para avaliar o padrão de distribuição espacial da espécie foi calculado o Índice de Dispersão de Morisita (Id) e para verificar a influência de um estádio ontogenético sobre o outro, foi aplicado o coeficiente de correlação linear (?). Foram amostrados 869 indivíduos, dos quais 635 eram jovens e 234 adultos. O valor do Id foi de 1,28 indicando que a distribuição populacional apresentou padrão agregado. O valor de ? = -0,3872 demonstra uma correlação linear negativa entre os estádios ontogenéticos. O acúmulo de sedimento rochoso em alguns pontos do inselbergue constitui os microambientes preferenciais da espécie. A população estudada demonstra estabilidade, com um grande número de indivíduos estoque.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY