Anestesia epidural em cutias (Dasyprocta azarae) submetidas à ovariossalpingohisterectomia

Autores

  • Leandro Luis Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Valeska Rodrigues Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Fabrício Singaretti de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Agrárias
  • Gilson Hélio Toniollo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Ana Paula Pauloni Zoológico Municipal de Catanduva
  • Márcia Rita Fernandes Machado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p177

Resumo

Neste estudo, foi descrita a técnica de anestesia epidural em cutias nulíparas e não nulíparas submetidas à ovariossalpingohisterectomia. Roedores estes, pertencentes ao Zoológico Municipal de Catanduva, “Missina Palmeira Zancaner”, São Paulo. A tranquilização foi obtida após a aplicação de azaperone (4mg/kg) e meperidina (4mg/kg) seguida da administração de cetamina (20mg/kg) e xilazina (0,4mg/kg), ambos na mesma seringa, para indução da anestesia e todos por via intramuscular. A seguir, foi aplicada lidocaína (5mg/kg) no espaço lombossacro. Foram avaliados o período de latência da associação anestésica (4,0±1,51min); período de latência da lidocaína epidural (6,87±2,35min); o tempo hábil de analgesia (115,0±12,49min); e a temperatura retal, a qual diminuiu, em média, 2,12±0,86°C desde o começo da anestesia até o final do período hábil de analgesia. Todos os animais se recuperaram de forma satisfatória, sem apresentar sinais de excitação e não foram observadas complicações decorrentes da técnica epidural. Concluiu-se que a técnica de anestesia balanceada empregada proporcionou analgesia adequada, durante tempo que seria suficiente para a realização de vários procedimentos, com a utilização de doses reduzidas de xilazina e cetamina.

Biografia do Autor

Leandro Luis Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Camilo Castelo Branco, Fernandopolis-SP (2005). Mestrado em Cirurgia Veterinária (Anatomia Animal) na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Jaboticabal-SP (2009) e atualmente Doutorando em Cirurgia Veterinária (Anatomia Animal) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Jaboticabal-SP .

Valeska Rodrigues, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico por imagem, Obstetrícia e Reprodução.

Fabrício Singaretti de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Agrárias

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNESP, Jaboticabal, SP (2000), mestrado em Cirurgia Veterinária (Anatomia Animal) em 2002 e doutorado em Cirurgia Veterinária (Anatomia Animal) em 2004 pela mesma Instituição. Foi docente-pesquisador da UNICASTELO, Campus Fernandópolis, SP, de 2002 a 2006, nas disciplinas "Anatomia Animal", "Anatomia Topográfica", "Animais Silvestres" e desde 2006 é professor adjunto efetivo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nas Disciplinas "Anatomia Animal I e II" e "Fisiologia Animal I" e professor do curso de Pós-graduação em Ciência Animal da UFMT, Campo Grande, com a disciplina "Morfofisiologia comparada de animais silvestres e domésticos". É pós-doutorando em Morfologia-Anatomia na Faculdade de Medicina da USP - Ribeirão Preto, SP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Animal, atuando principalmente com anatomia comparada de animais domésticos e selvagens e anatomia veterinária clínico-cirúrgica. Tem publicado mais de 40 artigos em revistas indexadas.

Gilson Hélio Toniollo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui curso de graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, obtido em (1977). Em março de 1983 iniciou o curso de Mestrado em Clínica e Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais, defendendo a dissertação em junho de 1984. Em março de 1986 iniciou o curso de doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo, defendendo a tese em julho de 1988. Realizou o concurso público de títulos e provas para Professor Livre-Docente em 1995 na FCAVJ-Unesp. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, junto ao Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, na disciplina de Obstetrícia Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovino, carnívoros domésticos, hormônio, suíno e fisiopatologia da gestação.

Márcia Rita Fernandes Machado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal (FCAV - UNESP) em 1979; mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo (1992); doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos pela Universidade de São Paulo (1995); concurso de Livre Docência na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Câmpus de Jaboticabal (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, responsável pelas disciplinas de Anatomia dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, além de ministrar disciplinas e orientar junto aos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia e Produção Animal da FCAV UNESP. Orientou e orienta, Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado; Iniciações Científicas; Apoio Técnico, e também Trabalhos e Estágios de Conclusão de Curso de Graduação em Medicina Veterinária. Responsável por Projetos de Pesquisa financiados. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase à Morfologia Animal, atuando nas áreas de Morfologia Placentária; Morfologia dos Diferentes Sistemas Orgânicos dos Animais Domésticos e Silvestres; Morfologia de Membranas Biológicas, desenvolvendo trabalhos com: Agouti paca, morfologia animal, cervídeos, bufalinos, anexos embrionários e membranas biológicas.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos