Primeiro registro de Dilocarcinus pagei Stimpson, 1861 (Decapoda, Trichodactylidae) no estado de Minas Gerais

Autores

  • Valter Monteiro de Azevedo Santos UEMG
  • Nelci de Lima-Stripari Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p199

Resumo

Entre as espécies que representam a família Trichodactylidae está a espécie Dilocarcinus pagei Stimpson, 1861, com uma distribuição geográfica ampla na região central da América do Sul. No Brasil, a ocorrência já havia sido registrada no Amapá, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O presente trabalho visa registrar a ocorrência da espécie no Estado de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Valter Monteiro de Azevedo Santos, UEMG

Aluno de graduação em Ciências Biológicas com ênfase em ecologia pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), Campus associado à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Áreas de interesse na pesquisa científica: Zoologia (vertebrados e, principalmente, invertebrados); etnozoologia (etnoictiologia); recursos pesqueiros; limnologia (funcionamento de ecossistemas lóticos e lênticos); espécies introduzidas em ambientes dulcícolas e lexicografia aplicada à biologia.

Nelci de Lima-Stripari, Universidade do Estado de Minas Gerais

possui graduação em pela Universidade Estadual de Maringá (1995) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professora assistente da Fundação Superior de Passos e professora assistente da Fundação Superior de Passos. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, macroinvertebrados bentônicos, reservatório, ecologia.

Downloads

Publicado

2010-04-08

Edição

Seção

Artigos