Ocorrência de muscóideos necrófagos em carcaça de Didelphis albiventris Lund, 1841 (Didelphimorphia, Didelphidae) no Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p211Resumo
As informações relativas quanto à similaridade da fauna colonizadora de animais silvestres em decomposição são incipientes entre os diferentes modelos de carcaças. É esperado que espécies que possuam tecidos e dietas alimentares diferentes ao morrerem sejam fontes de colonização de diferentes espécies necrófagas. Para a verificação desta hipótese foi acompanhada a decomposição de uma carcaça de Didelphis albiventris Lund, 1841 (Didelphimorphia, Didelphidae), encontrado morto por atropelamento. Foram criados 2.273 adultos a partir de imaturos coletados na carcaça, representados por espécies pertencentes á Calliphoridae, Muscidae, Sarcophagidae e Fanniidae, com dominância numérica de Lucilia eximia Wiedemann, 1819 (Diptera, Calliphoridae). Outras seis espécies foram encontradas junto de espécimes não identificados de Fanniidae. Todas as espécies encontradas são colonizadoras de modelos tradicionalmente utilizados para estudos de Entomologia Forense.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY