Dinâmica da invasão de Pinus elliottii Engelm. em restinga sob processo de restauração ambiental no Parque Florestal do Rio Vermelho, Florianópolis, SC
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n2p23Resumo
A invasão de espécies em comunidades naturais representa uma grande ameaça à biodiversidade global. A segunda maior causa de extinção de espécies no mundo está relacionada com a ação de espécies invasoras, superada apenas pela perda e fragmentação de habitats. O objetivo deste estudo foi quantificar os níveis de re-infestação de Pinus elliottii Engelm var. elliottii no Parque Florestal do Rio Vermelho, Florianópolis, SC. Um ano após a derrubada de um hectare de Pinus, foram montadas 100 parcelas para avaliar a regeneração de Pinus. Avaliações semestrais foram feitas do inverno de 2003 ao verão de 2005. A densidade populacional apresentou diferenças estatísticas, variando de 19.617 indivíduos/ha até 166.624 indivíduos/ha. O efeito de borda evidenciou-se a partir do inverno de 2004 e aumentou significativamente a taxa de emergência. As faixas mais próximas da borda apresentaram maiores densidades populacionais, chegando a 362.268 indivíduos/ ha até 10m da borda. A média da densidade populacional para cada faixa apresentou uma escala exponencial decrescente que vai de 569.598 indivíduos/ha na faixa mais próxima à borda a 43.768 indivíduos/ha na faixa
mais distante da borda. Sugere-se cortar os indivíduos em estágio Jovem 2 a cada 4 anos, aproximadamente, de forma a controlar a reinfestação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY