Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos

Autores

  • Antonio Carlos Cunha Lacreta Junior Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Everton Regonato
  • Lucas Bahdour Cossi
  • Ciro Alexandre Teixeira Cruvinel
  • Júlio Carlos Canola

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p149

Resumo

Muitos modelos experimentais são utilizados para estudar o processo de consolidação de fraturas, no entanto, devido às diferenças anatômicas, biológicas e técnicas, nem sempre tais modelos possuem parâmetros adequados para a espécie de interesse final, para qual se realiza o experimento. O coelho é um modelo experimental muito utilizado nos estudos que envolvem a fisiopatologia óssea frente às fraturas e seus diferentes tipos de tratamento, correspondendo à aproximadamente 35% de todos os estudos científicos do sistema músculo-esquelético. Diversas técnicas cirúrgicas já foram utilizadas em ossos de coelhos para estudos experimentais, e a ostectomia parcial do rádio é uma delas. Neste estudo, foram utilizados 14 coelhos (Oryctolagus cuniculus familiaris), machos, adultos jovens, da raça Nova Zelândia branca, não castrados, com peso corpóreo variando entre três a quatro quilos. Clinicamente os animais não apresentaram alterações que comprometessem o estudo. Os mesmos foram avaliados por meio de exame radiográfico nos dias zero, 30 e 60 após o procedimento cirúrgico nos quais foram visibilizadas a qualidade da falha cirúrgica e as alterações pertinentes à proliferação óssea. O exame histológico permitiu verificar a arquitetura óssea neoformada e seus componentes. A eficácia da técnica foi comprovada, podendo ser reproduzida para diversos fins dentro da cirurgia ortopédica.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Cunha Lacreta Junior, Universidade Federal Rural da Amazônia

Técnico agropecuário pela escola técnica agrícola de 2º grau em São Simão-SP, graduado em Medicina veterinária pela Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (UNIFENAS) Alfenas - MG, especialização em radiodiagnóstico de pequenos animais (Instituto Veterinário de Imagem - IVI) São Paulo - SP, especialização em clínica e cirurgia de pequenos animais (Fundação de ensino Octavio Bastos - FEOB) São João da Boa Vista - SP, mestre e doutor em cirurgia veterinária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Júlio de Mesquita Filho, campus de Jaboticabal -SP. Médico veterinário radiologista e professor da disciplina de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de Lavras . Tem experiência na área de clínica e cirúrgia de pequenos animais com ênfase em diagnóstico por imagem

Everton Regonato

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), residência em clínica cirúrgica de pequenos animais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e Doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é docente da Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo - Fernandópolis/SP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: cão, displasia coxofemoral, fraturas, reconstrução óssea e coluna vertebral.

Ciro Alexandre Teixeira Cruvinel

Dicente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de São José do Rio Preto UNIRP, estagiário permanente do Setor de Atendimento Clinico Cirúrgico de Animais Selvagens (SACCAS) do Hospital Veterinário Dr Halim Aatique , presidente do Grupo de Estudos de Animais Selvagens de São José do Rio Preto. Atuando principalmente nos seguintes temas: Clinica Médica e Cirúrgica, Anestesiologia, Diagnóstico por Imagem e Anatomia de Animais Selvagens.

Júlio Carlos Canola

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1982) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Diagnóstico por Imagem, atuando especialmente nos seguintes temas: pequenos animais, grandes animais e animais silvestres.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos