Desenvolvimento de Lasioderma serricorne (Fabricius, 1792) (Coleoptera: Anobiidae) em diferentes dietas e temperaturas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p37Resumo
Foram dispostos 10 casais de L. serricorne em 30g das dietas sorgo, milheto e camomila durante seis meses, para avaliar, diariamente, nas gerações subsequentes, o período de desenvolvimento (dias); viabilidade larval (%); número de ínstares larvais e duração em dias de cada ínstar e do período pupal e longevidade dos adultos. Na temperatura de 20°C, as dietas de milheto e sorgo não apresentaram diferença significativa, com duração média de 64,1 e 63,5 dias, respectivamente, para o estágio larval e de 24,1 e 24,5 dias para o estágio de pupa; mas, a 30°C, a dieta de milheto mostrou-se mais favorável para o desenvolvimento de L. serricorne com duração média do ciclo biológico de 22,8 dias, enquanto que, a 25±2°C, milheto e camomila foram as dietas mais favoráveis, com duração média do ciclo biológico de 26,2 e 31,1 dias, respectivamente. A temperatura de 30°C e a dieta de milheto foram as mais favoráveis ao desenvolvimento de L. serricorne.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY