Descrição morfológica do sistema reprodutor masculino de jaguatirica (Leopardus pardalis)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p83Resumo
Inúmeras espécies de animais silvestres ainda não foram descritas anatomicamente. A jaguatirica (Leopardus pardalis), um felino com ampla distribuição geográfica é um exemplo disso. Com o objetivo de descrever sobre a morfologia deste animal, estudou-se o sistema reprodutor masculino de dois exemplares machos, jovens, provenientes da área de Mina Bauxita Paragominas/PA - Vale/S.A., doado ao Instituto de Saúde e Produção Animal (ISPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O animal foi fixado com formol 10% e mantido nesta mesma solução até a dissecação do sistema em estudo. Os órgãos reprodutores masculinos da jaguatirica (Leopardus pardalis) estão representados por: um par de testículos; um par de epidídimos, compostos de cabeça, corpo e cauda; pelas glândulas genitais acessórias, sendo elas próstata e as glândulas bulbo uretrais; pela uretra e o pênis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY