Descrição morfológica do sistema reprodutor masculino de jaguatirica (Leopardus pardalis)

Autores

  • Raysa Melul Carneiro Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Érika Branco Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Luane Lopes Pinheiro Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Danielli Martinelli Martins Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Suzy de Santa Brígida Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Elenara Botelho Araújo Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ana Carla Barros de Souza Universidade Federal do Pará
  • Luiza Corrêa Pereira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ana Rita de Lima Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p83

Resumo

Inúmeras espécies de animais silvestres ainda não foram descritas anatomicamente. A jaguatirica (Leopardus pardalis), um felino com ampla distribuição geográfica é um exemplo disso. Com o objetivo de descrever sobre a morfologia deste animal, estudou-se o sistema reprodutor masculino de dois exemplares machos, jovens, provenientes da área de Mina Bauxita Paragominas/PA - Vale/S.A., doado ao Instituto de Saúde e Produção Animal (ISPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O animal foi fixado com formol 10% e mantido nesta mesma solução até a dissecação do sistema em estudo. Os órgãos reprodutores masculinos da jaguatirica (Leopardus pardalis) estão representados por: um par de testículos; um par de epidídimos, compostos de cabeça, corpo e cauda; pelas glândulas genitais acessórias, sendo elas próstata e as glândulas bulbo uretrais; pela uretra e o pênis.

Biografia do Autor

Raysa Melul Carneiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Atua em projetos relacionados com a morfologia de animais domésticos e silvestres na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Érika Branco, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Ciência pelo setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestre - departamento de Cirurgia - FMVZ/USP. Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNIFEOB (1996), com o desenvolvimento de Iniciação Científica. Concluiu especialização em Saúde Pública pela UNAERP (1998) e especialização em Anatomia comparada: Humana e Animal, pela USP (2005). Atualmente é colaboradora na pesquisa do Setor de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres do Departamento de Cirurgia da FMVZ/USP. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia, Histologia e Embriologia, Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres, , desenvolvendo atividades como docente nestas áreas da Universidade de Cuiabá (1996-2003). Atua em projetos relacionados com: Terapia celular, vias de infusão de células tronco no contexto cardíaco, modelos animais experimentais, criopreservação celular e cultivo celular. Professora Adjunta de Anatomia Veterinária I e II da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Luane Lopes Pinheiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Atualmente é Acadêmica da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Animal

Danielli Martinelli Martins, Universidade Federal Rural da Amazônia

Atualmente é estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais.

Suzy de Santa Brígida, Universidade Federal Rural da Amazônia

Médica Veterinária formada pela UFRA (2010). Tem experiência na área de Morfologia Animal, com ênfase em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres. Atua em projetos relacionados com a morfologia de animais domésticos e silvestres na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Elenara Botelho Araújo, Universidade Federal Rural da Amazônia

Elenara Botelho Araújo é paraense, residente em Belém. Está cursando Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA. Cursou língua inglesa no Aslan's English Course até o 5º nivel e é formada em inglês pela Escola Microlins. Atuou como estagiária no Canil/Gatil da UFRA, sob orientação do Médico Veterinário Heriberto Ferreira de Figueiredo, na área de Clínica Médica de Pequenos Animais. Atualmente participa do grupo de pesquisa: Estudo de Primatas não humanos na Amazônia; onde atua como estagiária, sob orientação da Profª. Drª. Érika Renata Branco.

Ana Carla Barros de Souza, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2004) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Zoologia UFPA/ MPEG pela Universidade Federal do Pará/ Museu Paraense Emilio Goeldi (2007) . Tem experiência na área de Zoologia.

Luiza Corrêa Pereira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009). Tem experiência na área de Medicina Veterinária.

Ana Rita de Lima, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2002), mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo na Faculdade de Medicina Veterinária Zootecnia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia Descritiva e Topográfica dos Animais Domésticos e Silvestres, estereologia, duchenne muscular dystrophy, morfometria, imunohistoquímica, imunocitoquímica, cultivo celular, microscopia de luz e eletrônica de transmissão. Atualmente é professora Adjunta I na Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) ministrando aulas nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos