Caracterização da vegetação do Parque Nacional Serra de Itabaiana, Sergipe – Brasil

Autores

  • Túlio Vinicius Paes Dantas PPG em Botânica / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Adauto de Souza Ribeiro Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p9

Resumo

Este estudo objetivou mapear e caracterizar as fitofisionomias do Parque Nacional Serra de Itabaiana, com ênfase nas espécies vegetais mais abundantes, avaliando estratégias para sua conservação. Observou-se a predominância de formações abertas naturais de vegetação de campos graminosos, caracterizadas como campos rupestres, (3.289ha), principalmente em áreas de encostas. As formações florestais, caracterizadas como ecótonos entre Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas e Floresta Estacional Semidecídua Sub-montana vêm em seguida (2.643ha), em sua maioria como Matas secundárias. O habitat denominado de Areias Brancas (347ha), anteriormente caracterizadas como restinga, somente ocorre na face leste das Serras de Itabaiana e Comprida e são um tipo de fisionomia associada aos campos rupestres. As áreas antropizadas se concentram nas bordas do Parque, estradas e trilhas mais usadas pela população. Destas áreas, as regiões com solos expostos são as mais abundantes, ocorrendo num total de 699ha; as capoeiras (586ha) são mais frequentes nas bordas das matas, oriundas de incêndios provocados pelo cultivo de cana; e as plantações e retiradas de solo (131ha) nas áreas próximas aos povoamentos.

Biografia do Autor

Túlio Vinicius Paes Dantas, PPG em Botânica / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui graduação em Ciências Biólogicas Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (2005), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e atualmente é doutorando do Programa de Pos-graduação em Botânica da Universodade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Ecologia geral, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas e populações, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo sustentável da natureza, politicas públicas, cobertura vegetal, ecologia populacional e zoologia geral.

Adauto de Souza Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe, graduou-se em Ciências Biológicas Lic. e Bach.pela UNESP-Botucatu (1983). Fez o Mestrado em Ecologia no INPA-Manaus em 1991 e Doutorou-se em Energia Nuclear na Agricultura pela CENA/ USP Piracicaba-SP em 2002. Foi Professor na UFRR (Boa Vista - Roraima) 1990 UNIR (Porto Velho Rondonia) e desde 1995 está lotado no Departamento de Biologia da UFS (São Cristóvão). Atualmente coordena o grupo de pesquisa - BIOSE /CNPq/UFS Biodiversidade e Conservação da Fauna e Flora de Sergipe e coordena o Mestrado em Ecologia e Conservação (Ecologia da Caatinga) na UFS desde 2007. As pesquisas estão voltadas para estudos e metodologias em ecologia de comunidades e conservação de flora e fauna da Caatinga e ecossistemas do Nordeste.

Downloads

Publicado

2010-12-03

Edição

Seção

Artigos