Crescimento e produção de óleo essencial de Melissa officinalis L. nas condições climáticas de Montes Claros – MG
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p1Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e teor de óleo essencial de Melissa officinalis nas condições climáticas de Montes Claros – MG. O experimento foi conduzido de maio a novembro de 2009. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado (DIC) com quatro tratamentos e cinco repetições. Na primeira análise, foi avaliado o efeito da época de colheita sobre a produção de biomassa e óleo essencial. Na segunda análise, foi avaliada a produção de biomassa e óleo essencial após 30 dias da colheita da análise anterior. Os dados foram submetidos à análise de regressão, utilizando o software SAEG. Dos resultados encontrados, o primeiro corte aos 33 dias favoreceu a produção de massa seca. A melhor época de produção de óleo essencial em melissa ocorreu na rebrota 30 dias após o primeiro corte da planta mais jovem. Com este trabalho concluiu-se que a colheita mais precoce nas condições do Norte de Minas favorece a produção de biomassa e apresenta teor de óleo essencial similar às demais colheitas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY