Crescimento e produção de óleo essencial de Melissa officinalis L. nas condições climáticas de Montes Claros – MG

Autores

  • Messulan Rodrigues Meira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sara Anizelli Manganotti Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ernane Ronie Martins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p1

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e teor de óleo essencial de Melissa officinalis nas condições climáticas de Montes Claros – MG. O experimento foi conduzido de maio a novembro de 2009. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado (DIC) com quatro tratamentos e cinco repetições. Na primeira análise, foi avaliado o efeito da época de colheita sobre a produção de biomassa e óleo essencial. Na segunda análise, foi avaliada a produção de biomassa e óleo essencial após 30 dias da colheita da análise anterior. Os dados foram submetidos à análise de regressão, utilizando o software SAEG. Dos resultados encontrados, o primeiro corte aos 33 dias favoreceu a produção de massa seca. A melhor época de produção de óleo essencial em melissa ocorreu na rebrota 30 dias após o primeiro corte da planta mais jovem. Com este trabalho concluiu-se que a colheita mais precoce nas condições do Norte de Minas favorece a produção de biomassa e apresenta teor de óleo essencial similar às demais colheitas.

Biografia do Autor

Messulan Rodrigues Meira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), Montes Claros- MG. Atualmente, presta serviços voluntários para o Programa de Educação Tutorial (PET/Agronomia), monitora das aulas práticas da disciplina de Fisiologia Vegetal (UFMG). Desenvolve projetos de pesquisa na área de plantas medicinais e aromáticas no
Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, aromáticas, fisiologia vegetal, etnobotânica e agroecologia.

Sara Anizelli Manganotti, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Atualmente mestranda em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais, voluntária do Programa de Educação Tutorial (PET/Agronomia), monitora das aulas práticas da disciplina de Plantas Medicinais (ICA/UFMG). Possui experiência nas áreas de Botânica e Fisiologia Vegetal, desenvolvendo projetos de pesquisas com plantas medicinais e aromáticas.

Ernane Ronie Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2000). Atualmente é professor associado
da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrando disciplinas na área de fisiologia vegetal, melhoramento de plantas e plantas medicinais e aromáticas. Tem experiência na área de plantas medicinais e aromáticas, especialmente em recursos genéticos e fitotecnia. Atua na extensão, divulgando o cultivo, manejo e propriedades de espécies medicinais e aromáticas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Atualmente é tutor no Programa de Educação Tutorial do Curso de Agronomia da UFMG.

Downloads

Publicado

2011-02-17

Edição

Seção

Artigos