Guildas tróficas, composição e distribuição de espécies de moluscos límnicos no gradiente fluvial de um riacho subtropical brasileiro

Autores

  • Daniel Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janine Oliveira Arruda PUC/RS
  • Rualdo Menegat Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Luiza Porto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Albano Schwarzbold Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandra Maria Hartz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p21

Resumo

O presente estudo objetivou verificar padrões espaciais quanto às proporções de guildas tróficas, composição e distribuição de espécies ao longo do gradiente das unidades da paisagem fluvial de um riacho subtropical, riacho Velhaco, situado no Estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas coletas qualitativas (presença e ausência) em seis estações de amostragem distribuídas nas unidades da paisagem do riacho: Setor das Nascentes (SI), Setor Intermediário Proximal (SII), Setor Intermediário Distal (SIII) e Setor Final (SIV). Por meio das análises de agrupamento (coeficiente de Jaccard, método de ligação de grupos do centróide) e ordenação polar de Bray-Curtis (medida de similaridade de Jaccard) foi verificado um padrão longitudinal de distribuição de espécies relacionado ao gradiente de unidades da paisagem fluvial do riacho. Os coletores de suspensão foram dominantes, com exceção do SI. A composição de espécies do SI e do SII (menor riqueza de espécies) foi relacionada à maior altitude, ao sedimento grosseiro, à maior oxigenação e ao pH mais elevado. Por outro lado, a composição de espécies do SIII e SIV (maior riqueza) foi relacionada ao canal de maior nível hierárquico, maior largura, maior profundidade, maior sinuosidade, sedimento fino e com a maior riqueza de macrófitas. Ao contrário do padrão previsto pelo conceito de continuidade de rios (CCR) o maior número de espécies não foi verificado no trecho médio do riacho e sim no final.

Biografia do Autor

Daniel Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Hab Biologia Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia, conservação de moluscos límnicos nativos controle de moluscos límnicos exóticos invasores (Limnoperna fortunei). Atualmente é Gerente de P & D da LÓTICA Pesquisa, Desenvolvimento e Consultoria Ambiental S/S (www.lotica.com.br).

Janine Oliveira Arruda, PUC/RS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Malacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, sistemática, filogenia, moluscos terrestres e dulciaquícolas, Omalonyx.

Rualdo Menegat, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Mestre em Geociências (UFRGS), Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem (UFRGS). Editor da Revista Episteme do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS, assessor científico da National Geographic Brasil.
Publicou mais de 36 artigos em periódicos especializados e 77 trabalhos em anais de eventos. Possui 66 capítulos de livros e 5 livros publicados, dentre os quais, foi o Coordenador-geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre (1998), obra inédita na literatura internacional que recebeu várias premiações da ONU/Habitat, Mercocidades Solidárias entre outros. Também, publicou, com outros autores, o livro Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades (Edufrgs, 2004) e coordenou a tradução do livro Para entender a Terra (Bookman, 2006). Possui 135 itens de produção técnica. Participou de 31 eventos no exterior e 140 no Brasil. Recebeu 15 prêmios e homenagens, entre os quais, a Medalha
de Porto Alegre, a Medalha de Honra da Cidade de Trujillo (Peru), Distinguished Lecturer da Universidad Privada Antenor Orrego (Trujillo, Peru, 1999), a Distinção ao Mérito Científico do Instituto de Investigação do Pensamento Peruano e Latino-Americano da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru). Coordenou vários projetos de pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 172 colaboradores em co-autorias
de trabalhos científicos. Em seu currículo, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: Estratigrafia, Paleoecologia, Epistemologia e História da Geologia, Geologia urbana, Gestão ambiental, Educação Ambiental, Ecologia de Paisagem, Porto Alegre. Foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (1993-1994), Coordenador do Curso de Geologia (2000-2002), Coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (2003-2005).

Maria Luiza Porto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) e doutorado em Ecologia Vegetal - Universität Ulm (1981) e pós-doutorado em Metodologias de Avaliação Ambiental-Universidade Técnica de Munique(1987). Atualmente é professor titular-colaborador aposentado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: zoneamento ambiental, comunidades vegetais, fitorremediação-metais pesados, vegetação, conservação e flora.

Albano Schwarzbold, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História Natural pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1971) , mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1992) . Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Perifiton, lagoa marginal, produção primária, Eichhornia azurea, limnologia e diversidade biológica.

Sandra Maria Hartz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ecologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Populações e Comunidades, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia trófica, diversidade, seleção de hábitat, fragmentação e nucleação, em ecossistemas terrestres e aquáticos inseridos na Mata Atlântica e Campos Sulinos.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos