Influência do horário de coleta, orientação geográfica e dossel na produção de óleo essencial de Cordia verbenacea DC

Autores

  • Sara Anizelli Manganotti Instituto de Ciências Agrárias - UFMG
  • Manoel Ferreira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrícia Nery Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Messulan Rodrigues Meira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Christiano da Conceição de Matos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ernane Ronie Martins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p9

Resumo

A espécie Cordia verbenacea DC. (Boraginaceae), conhecida popularmente como “Erva Baleeira”, tem sido largamente estudada em relação às suas propriedades farmacológicas, sendo confirmado seu potencial como antiinflamatório, analgésico, e anti-ulcerogênico. O objetivo deste trabalho foi verificar o teor de óleo essencial sobre a influência da orientação geográfica e dossel, e horário de coleta da parte aérea de C. verbenacea. As folhas foram obtidas de plantas matrizes do Horto Medicinal do ICA/UFMG, no mês de abril de 2009, em seguida, submetidas à extração do óleo essencial pelo método de hidrodestilação usando o aparelho de Clevenger. Foram conduzidos dois experimentos, em delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco repetições. A variável horário de coleta (8, 9, 12, 15 e 18h) foi ajustada regressões polinomiais, e orientação geográfica (norte, sul, leste, oeste) e dossel (apical, médio e basal) utilizou-se arranjo fatorial 4x3 (quatro orientações geográficas e três dosséis). O teor de óleo essencial foi expresso com base na matéria seca da amostra. Houve interação significativa para ambos os fatores avaliados e, os maiores teores de óleo essencial foram obtidos na orientação geográfica norte e sul basal e no horário das 18h das plantas amostradas.

Biografia do Autor

Sara Anizelli Manganotti, Instituto de Ciências Agrárias - UFMG

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Atualmente mestranda em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais, voluntária do Programa de Educação Tutorial (PET/Agronomia), monitora das aulas práticas da disciplina de Plantas Medicinais (ICA/UFMG). Possui experiência nas áreas de Botânica e Fisiologia Vegetal, desenvolvendo projetos de pesquisas com plantas medicinais e aromáticas.

Manoel Ferreira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em administração rural, além de atividades nas áreas de plantas medicinais, solos e entomologia.

Patrícia Nery Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004) e mestrado em Ciências Agrárias-Agroecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de plantas medicinais, atuando principalmente no controle alternativo da verminose ovina.

Messulan Rodrigues Meira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), Montes Claros- MG. Atualmente, presta serviços voluntários para o Programa de Educação Tutorial (PET/Agronomia), monitora das aulas práticas da disciplina de Fisiologia Vegetal (UFMG). Desenvolve projetos de pesquisa na área de plantas medicinais e aromáticas no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, aromáticas, fisiologia vegetal, etnobotânica e agroecologia.

Christiano da Conceição de Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Estudante do curso de Engenharia Agronômica pela UFMG com atuação na área de Fitotecnia, desenvolvendo atividades com plantas medicinais. Possui curso técnico em Agropecuária pela CEDAF - UFV. Já trabalhou na hoje extinta Alma Informática, prestando assistência técnica e treinamento dos Softwares Congado, Pastor e Galope, o que lhe confere um pouco de experiência, principalmente em administração de fazendas ligadas à pecuária.

Ernane Ronie Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrando disciplinas na área de fisiologia vegetal, melhoramento de plantas e plantas medicinais e aromáticas. Tem experiência na área de plantas medicinais e aromáticas, especialmente em recursos genéticos e fitotecnia. Atua na extensão, divulgando o cultivo, manejo e propriedades de espécies medicinais e aromáticas do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Atualmente é tutor no Programa de
Educação Tutorial do Curso de Agronomia da UFMG.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos