Influência de diferentes substratos na germinação de jambu (Spilanthes oleracea L. - Asteraceae).
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n2p21Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência de diferentes substratos na germinação de sementes de Spilanthes oleracea L., espécie nativa da região Norte do Brasil. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e quatro repetições com 25 sementes. Foram avaliadas as seguintes variáveis: substrato comercial Plantmax®, solo+esterco (2:1), solo, areia lavada, casca de arroz parcialmente carbonizada e papel Germitest como testemunha. Foi avaliada a germinação, índice de velocidade de germinação (IVG) e comprimento da radícula. Houve apenas diferença estatística no parâmetro comprimento da radícula demonstrando valores inferiores quando utilizados substratos solo ou areia. Com exceção do solo que apresentou médias inferiores em todas as variáveis observadas, os demais substratos são adequados para a germinação de Spilanthes oleraceae L.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY