Avaliação nutricional da alface cultivada em soluções nutritivas suprimidas de macronutrientes.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n2p27Resumo
A alface é a mais popular das hortaliças folhosas, sendo conhecida mundialmente e o seu consumo ocorre principalmente na forma “in natura”. Objetivou-se avaliar o efeito da omissão de macronutrientes no crescimento e no estado nutricional da alface cv. Verônica, bem como descrever sintomas visuais de deficiência nutricional. Os tratamentos foram: solução completa e omissão individual de N, P, K, Ca, Mg e S, sob delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. As plantas foram cultivadas em solução nutritiva de Hoagland & Arnon, em vasos (8L). Aos 56 dias após o transplantio, foram avaliados: a altura das plantas, o número de folhas, a área foliar, o índice SPAD, a matéria seca da parte aérea, das raízes e planta inteira, os teores dos macronutrientes da parte aérea e raízes e descrição das desordens nutricionais. As omissões dos nutrientes afetaram as variáveis de crescimento. Os teores de nutrientes observados nas plantas de alface do tratamento com solução nutritiva completa e da omissão, na parte aérea foram, respectivamente, N= 23,2 – 9,5; P= 5,4 – 1,3; K= 58,9 – 3,2; Ca= 12,1 – 3,6; Mg= 5,5 – 0,7 e S= 3,2 – 1,5g.kg-1. As omissões dos macronutrientes causaram prejuízos, pois afetaram a nutrição da hortaliça que refletiu em alterações morfológicas, traduzidas como sintomas característicos de deficiência de cada nutriente.A alface é a mais popular das hortaliças folhosas, sendo conhecida mundialmente e o seu consumo ocorreprincipalmente na forma “in natura”. Objetivou-se avaliar o efeito da omissão de macronutrientes no crescimento
tratamentos foram: solução completa e omissão individual de N, P, K, Ca, Mg e S, sob delineamento inteiramente
casualizado, com três repetições. As plantas foram cultivadas em solução nutritiva de Hoagland & Arnon, em
vasos (8L). Aos 56 dias após o transplantio, foram avaliados: a altura das plantas, o número de folhas, a área
foliar, o índice SPAD, a matéria seca da parte aérea, das raízes e planta inteira, os teores dos macronutrientes
da parte aérea e raízes e descrição das desordens nutricionais. As omissões dos nutrientes afetaram as variáveis
de crescimento. Os teores de nutrientes observados nas plantas de alface do tratamento com solução nutritiva
completa e da omissão, na parte aérea foram, respectivamente, N= 23,2 – 9,5; P= 5,4 – 1,3; K= 58,9 – 3,2;
Ca= 12,1 – 3,6; Mg= 5,5 – 0,7 e S= 3,2 – 1,5g.kg-1. As omissões dos macronutrientes causaram prejuízos, pois
!"
#
$
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY