Análise da compactação da cromatina de espermatozóides de galo (Gallus gallus) e determinação do seu período de armazenamento e distribuição na espermateca de galinhas.

Ana Carolina Nunes Rodrigues, Talles Franco Moura, Lucas Vilela Perroni Silva, Marcelo Emílio Beletti

Resumo


Os objetivos desse trabalho foram encontrar alterações na compactação da cromatina dos espermatozóides de galo durante o armazenamento dos mesmos na espermateca das galinhas, observar a duração do período de armazenamento e estimar a variação na quantidade de espermatozóides armazenados nos segmentos cranial, médio e caudal da região da espermateca durante o período estudado. Foram utilizadas 48 matrizes pesadas da linhagem Cobb Avian 48 com 36 semanas de idade. Foi coletado material da junção utero-vaginal das fêmeas por 23 dias após a cópula com os machos, sendo que a cada 4 dias, 6 fêmeas foram sacrificadas para confecção de lâminas histológicas da região da espermateca. Foram encontrados espermatozóides por toda a extensão das espermatecas, sendo que esses se concentravam no segmento médio da junção utero-vaginal. Não houve diferença estatística significativa na quantidade de espermatozóides presentes na espermateca no decorrer dos dias de experimento. Foram observadas grandes quantidades de células espermáticas até o 23º dia de coleta. Portanto, o período de armazenamento de espermatozóides em galinhas é de, no mínimo 23 dias.


Palavras-chave


Espermateca; Junção utero-vaginal; Galinha; Espermatozóide; Galo

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n2p65

Direitos autorais 2011 Ana Carolina Nunes Rodrigues, Talles Franco Moura, Lucas Vilela Perroni Silva, Marcelo Emílio Beletti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Biotemas. UFSC, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 2175-7925

Licença Creative Commons
Este periódico está licenciado conforme Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.