Morfologia da árvore brônquica de pulmões de quatis (Nasua nasua, Linnaeus, 1966).
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n2p75Resumo
O quati (Nasua nasua) é um procionídeo de hábito: diurno, terrestre e arborícola. Esses animais forrageiam extensivamente no chão e utilizam as árvores para nidificarem, repousarem durante a noite e se refugiarem. Sua dieta é onívora, consomem pequenos invertebrados, frutos, néctar, pequenos vertebrados, ovos e vegetais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar microscopicamente a árvore brônquica do quati. Foram utilizados quatro quatis adultos (dois machos e duas fêmeass) provenientes do Criatório Científico CECRIMPAS- UNIfeob (IBAMA-02027.003731/04-76)fixados em formaldeído a 10%, provenientes de outras pesquisas realizadas na instituição referida. Constatou-se que microscopicamente a árvore brônquica do quati é semelhante a dos demais mamíferos descritos na literatura consultada, possuindo grandes variações em sua arquitetura conforme a árvore brônquica se ramifica, decrescendo em diâmetro e espessura de suas paredes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY