Classificação Morfológica da Glândula Prepucial do Nasua nasua (Quati).
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n2p83Resumo
A proposta desta pesquisa é descrever a glândula prepucial do Nasua nasua. Utilizaram-se oito quatis provenientes do Criat?rio Científico Cecrimpas (Unifeob); as glândulas prepuciais foram analisadas, dissecadas e descritas macro e microscopicamente, visando estabelecer sua classificação morfofuncional para, assim, poder compará-las com as de outras espécies já descritas na literatura. Amostras de tecido glandular foram coletadas, coradas (Hematoxilina e Eosina, Azul Toluidina, e Picrosirius) e analisadas através da microscopia de luz. Todos os resultados foram compilados e fotodocumentados. Na espécie citada, essa glândula tem como principal função a demarcação territorial e está situada na porção prepucial do mesmo modo que nos javalis. Em outros animais, como primatas, cervídeos e roedores, essas glândulas demarcat?rias estão localizadas em diferentes regiões anatômicas, como entre os olhos, no metatarso, nas áreas perianais e esternais. Em nosso resultado das medidas biométricas, obtivemos como média 3,8 ± 1,41cm de largura, 3,15 ± 0,93cm de altura e 10,26 ± 1,89cm de circunferência, e essa glândula foi histologicamente classificada como do tipo tubuloalveolar, com secreção hol?crina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY