Composição e abundância de peixes da interface entre as águas abertas e bancos de macrófitas e sua dinâmica nos períodos de crepúsculos matutino e vespertino, no lago Catalão, Amazonas, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n2p97Resumo
O presente trabalho objetivou verificar a composição e abundância de peixes que realizam movimentos entre os bancos de macrófitas e as águas abertas durante os períodos dos crepúsculos matutino (CM) e vespertino (CV). As coletas foram realizadas no lago do Catalão, Amazonas, Brasil, com malhadeiras adjacentes a bancos de Paspalum repens. Foram coletados um total de 222 indivíduos e 37 espécies. 130 indivíduos no CM e 92 no CV, 80 indivíduos foram encontrados saindo no CM e 40 na direção de saída no CV. Auchenipterus nuchalis, Pellona castelnaeana, Triportheus angulatus e T. albus foram as espécies mais capturadas e concentradas no CM, sendo espécie Pimelodus blochii a mais abundantes no CV.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY