Estudo morfológico dos músculos do antebraço de cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas (Atelocynus microtis) e cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n4p121Resumo
Atelocynus microtis e o Cerdocyon thous, são mamíferos da família Canidae com distribuição geográfica e hábitos diferenciados. O primeiro animal é uma espécie encontrada em grande parte da Bacia Amazônica no Brasil, Peru, Colômbia, Equador e provavelmente Venezuela, sendo animal de hábitos noturnos e de vida solitária, já o cachorro-do-mato apresenta distribuição na Colômbia, Venezuela, Suriname, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Norte da Argentina, com hábitos noturnos e os casais formados tendem a ficar juntos por um longo período. Trata-se de espécies com notório interesse de estudo, com ampla distribuição no Brasil, assim, estudos morfológicos representam um fator importante para a preservação e proteção já que relatos do cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas são raros como sua presença em cativeiros, já o cachorro-do-mato é mais encontrado em cativeiros. Neste estudo utilizamos um animal de cada espécie, proveniente de Paragominas-PA, sob autorização SEMA-PA Nº 455/2009 e 522/2009, doados à UFRA após óbito por causas naturais. Os animais foram fixados em solução formol a 10%, dissecados para descrição morfológica dos músculos flexores e extensores, resultando nos mesmos grupos musculares encontrados em outros carnívoros descritos anteriormente, contribuindo desta forma, com o estudo da morfologia, favorecendo o tipo de abordagem para possíveis procedimentos cirúrgicos ortopédicos nesta espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY