Análise da qualidade técnica de estudos de impacto ambiental em ambientes de Mata Atlântica de Santa Catarina: abordagem faunística
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n4p171Resumo
Alterações nos componentes de um ecossistema levam a modificações nas interações ecológicas, sendo algumas vezes irreversíveis ou de grande magnitude, podendo ocasionar a perda de biodiversidade. Para controlar as alterações sobre os ecossistemas existem políticas públicas e instrumentos de controle e licenciamento dos usos e atividades humanas. Nesse trabalho realizou-se uma análise crítica aspectos referentes à fauna de cinco Estudos de Impacto Ambiental (EIAs) realizados no contexto do Bioma Mata Atlântica. Os resultados identificaram carências, tais como: (i) ausência de informação sobre invertebrados terrestres; (ii) ausência da identificação de áreas de reprodução e alimentação; (iii) identificação superficial de fenômenos de migração e de aspectos comportamentais; (iv) caracterização superficial das interações ecológicas; (v) ausência da identificação da estrutura das comunidades presentes e espécies-chave; e (vi) ausência da identificação de bioindicadores. A maioria dos estudos de impacto ambiental não realiza um diagnóstico do meio biótico suficientemente adequado para subsidiar a posterior avaliação de impactos, e a avaliação de impactos ambientais não relaciona as interações ecológicas com as intervenções humanas resultantes do empreendimento/atividade analisado. Conclui-se, dessa forma, que o EIA é um instrumento que ainda pode ser bastante melhorado nas questões ecológicas analisadas, visando subsidiar o processo decisório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY