Estudo morfológico do sistema respiratório de quati (Nasua nasua)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n1p81Resumo
O objetivo deste trabalho foi descrever a morfologia macroscópica e microscopia de luz dos órgãos respiratórios do quati (Nasua nasua). Utilizou-se cinco animais provenientes do Criatório Científico CECRIMPAS (UNIfeob), os quais foram eutanasiados e fixados em solução de formaldeído a 10% para dissecação, análise e mensuração. Para microscopia de luz, os fragmentos dos órgãos respiratórios, foram processados conforme técnicas rotineiras para histologia e corados por Hematoxilina, Eosina e Azul de Toluidina. O nariz do quati está localizado em plano nasal, formato pontiagudo e voltado para cima, possui a concha etmoidal,/nasal dorsal e nasal ventral separadas pelos meatos: nasal dorsal e ventral. A laringe /possui as quatro cartilagens: aritenóide, cricoíde, epiglote e tireóide e a traqueia contém 34 anéis traqueais separados pelo ligamento traqueal, sendo internamente revestida pelo tecido epitelial pseudoestratificado ciliado. Os pulmões estão subdivididos em lobos por fissuras interlobares, o pulmão direito é dividido em quatro lobos e o esquerdo em dois, sendo este menor que o direito. Microscópicamente os brônquios primários, secundários e terciários possuem a mesma constituição de revestimento interno da traqueia. Concluímos que o aparelho respiratório do quati se assemelha aos achados descritos na literatura para os carnívoros domésticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY