Dados biométricos de frutos e sementes de Hymenaea courbaril var. stilbocarpa (Hayne) Y. T. Lee & Langenh e H. martiana Hayne

Autores

  • Gabrielle Rodrigues Cunha-Silva Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga
  • Christiane Moreira Rodrigues Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga
  • Sabrina do Couto de Miranda Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga-GO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p121

Resumo

O Cerrado apresenta alta biodiversidade de espécies, porém estimativas indicam que 48% de sua vegetação já foram desmatados ou alterados. Diante deste cenário, há iminente demanda para recuperação de áreas degradadas, e estudos que visem conhecer a biometria das espécies nativas são relevantes para este propósito. Este trabalho objetivou caracterizar a biometria de frutos e sementes de Hymenaea courbaril var. stilbocarpa e H. martiana, e comparar as características biométricas de diferentes espécies do mesmo gênero para auxiliar na identificação taxonômica destas espécies. No entorno do município de Itapuranga – GO foram amostradas cinco árvores matrizes de H. courbaril var. stilbocarpa e três de H. martiana, destas foram coletados frutos, os quais foram medidos e pesados. As espécies em estudo se diferenciaram significativamente em relação ao comprimento dos frutos. Com relação às sementes, H. martiana apresentou parâmetros biométricos com os maiores valores. Além disso, frutos e sementes das duas espécies apresentaram pesos significativamente diferentes. A análise comparativa entre as espécies do gênero mostrou que H. intermedia pode ser facilmente diferenciada das demais por possuir frutos grandes, já H. martiana apresentou sementes grandes e robustas. As informações apresentadas são relevantes e ratificam a importância da biometria de frutos e sementes para diferenciação de espécies.

Biografia do Autor

Gabrielle Rodrigues Cunha-Silva, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga

Christiane Moreira Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga

Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga-GO

Mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB), doutoranda em Ecologia pela UnB e atualmente é professora efetiva de Botânica da Universidade Estaudal de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga-GO.

Downloads

Publicado

2012-05-10

Edição

Seção

Artigos