Estrutura e composição da ictiofauna em um lago isolado na planície do médio rio Araguaia, Mato Grosso – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p173Resumo
Estudos sobre a ictiofauna de lagos da bacia do Araguaia, até o momento, são escassos e a maioria destes foi sobre lagos diretamente conectados ao rio e sob grande influência do pulso de inundação. Lagos isolados, com pouca influência do rio, são menos comuns na região e até agora não mereceram estudos sobre suas ictiofaunas. Este trabalho tem como objetivo discutir a estrutura da comunidade, diversidade e riqueza de espécies da ictiofauna em um lago isolado na planície do médio Rio Araguaia – MT. As amostragens foram conduzidas ao longo de dois ciclos sazonais consecutivos e resultaram em um total de 1312 peixes, distribuídos em 57 espécies, 19 famílias e seis ordens. A comunidade de peixes em estudo apresentou altos valores de diversidade. Os resultados deste trabalho sugerem que a alta transparência da água e o isolamento do lago atuam como fator primário enquanto que a estabilidade das outras variáveis abióticas atua como fator secundário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY