Desenvolvimento embrionário tímico em fetos de gatos domésticos (Felis domesticus)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p239Resumo
Durante a vida fetal e no período neonatal o timo é um órgão de grande importância imunológica e, anatomicamente é o maior órgão linfático, com alta atividade linfopoiética, constando como precursor da linfopoiese. Estudos morfológicos sobre o desenvolvimento do timo são pouco esclarecedores e quando ocorrem englobam o assunto de forma genérica. Diante do exposto este estudo teve como objetivo caracterizar o desenvolvimento morfológico do timo de embriões e fetos de gatos domésticos (Felis domesticus), provenientes de gestação natural, utilizando as técnicas macroscópicas de dissecação e microscópica de luz. O timo dos gatos apresentou coloração rosa pálido e estava repousando na região do mediastino cranial, medialmente aos pulmões e dorsalmente à base do coração. Histologicamente apresentou duas regiões distintas, denominadas de cortical e de medular. Na região medular, foram evidenciadas células reticulares epiteliais com um núcleo grande e prolongamentos dendríticos. Os fetos apresentaram um desenvolvimento exponencial e mais acentuado a partir do 35º dia de gestação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY