Interação alelopática de Jatropha curcas L. com Helianthus annuus L. e Zea mays L. por meio de exsudados radiculares
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p57Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da interação alelopática de Jatropha curcas com Helianthus annuus e Zea mays via exsudados radiculares bem como seus efeitos nas sementes das espécies. Foram utilizadas quatro repetições, como substratos para germinação das sementes foram utilizados papel germiteste previamente autoclavado e antes da montagem dos experimentos foi realizada quebra de dormência das sementes de H. annuus via pré-resfriamento em congelador por sete dias a 5ºC. As sementes de J. curcas foram colocadas para germinarem por oito dias em câmara de germinação em condições de temperatura e fotoperíodo controlados. Posteriormente, as plântulas foram descartadas e no mesmo substrato adicionadas, por repetição, 50 sementes de H. annuus, utilizando como testemunha apenas água destilada. Nos experimentos dos exsudados radiculares de H. annuus sobre J. curcas e da interação alelopática entre J. curcas e Z. mays foi realizada a mesma metodologia. Após a análise estatística, pode-se verificar que J. curcas apresenta efeito inibidor sobre o tempo e velocidade média de germinação das plântulas de H. annuus, já Z. mays apresenta efeito inibidor sobre a germinação das sementes de J. curcas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY