Levantamento florístico de plantas vasculares espontâneas em ambientes antrópicos no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n3p75Resumo
Este estudo apresenta um levantamento das espécies de plantas vasculares herbáceas, subarbustivas e trepadeiras, espontâneas em ambientes antrópicos no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foram inventariadas 271 espécies, em 188 gêneros e 62 famílias. Dessas espécies, 175 (64,58%) são nativas no Brasil, 93 (34,32%) são exóticas e três (1,11%) não tiveram suas origens determinadas. As angiospermas, com 260 espécies, constituíram o grupo mais diversificado no estudo, sendo Asteraceae (48 espécies), Poaceae (38) e Cyperaceae (25) as famílias mais numerosas. Foram pesquisadas informações adicionais para cada espécie levantada, como sua origem geográfica, hábito, tipos de ambiente onde ocorre no campus, e se é ou já foi cultivada na área estudada. Os resultados obtidos foram comparados com outros levantamentos florísticos correlatos, sendo que os índices de similaridade obtidos foram maiores conforme a proximidade geográfica dos locais estudados, porém foram sempre baixos, indicando possíveis diferenças metodológicas entre os estudos. Foi também discutida a questão da origem das seguintes espécies incluídas no levantamento: Rubus rosifolius, Phyllanthus tenellus e Ipomoea cairica. Merece destaque que a espécie Youngia japonica, nativa da Ásia oriental e recentemente introduzida no Brasil, foi a asterácea mais frequente no campus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY