O cultivo da macieira na Itália: porta-enxertos, cultivares, adubação e irrigação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n4p121Resumo
A Itália é um dos principais países produtores de maçãs na Europa, destinada principalmente ao consumo in natura no mercado nacional e internacional. A produção e a qualidade dos frutos é dependente da cultivar, do porta-enxerto e das práticas de manejo, como a adubação e a irrigação adotado no pomar. Esta revisão tem por objetivo reportar as principais cultivares e porta-enxertos de macieira e o manejo da adubação e irrigação e suas atualizações em pomares de macieira da Itália. Os programas de melhoramento genético nesse país envolveram a seleção de cultivares e porta-enxertos de macieira que permitem a obtenção de altas produtividades e frutos de qualidade exigida pelo mercado consumidor. No manejo da adubação e irrigação, os nutrientes e a água têm sido fornecidos em quantidades próximas a real necessidade das plantas, proporcionando nutrição adequada, produção satisfatória e frutos de boa qualidade, além de evitar, sempre que possível, as perdas de nutrientes e água no ambiente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY