Efeitos de um derrame experimental de óleo bunker na sobrevivência e taxas de crescimento de plântulas de Laguncularia racemosa (Combretaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n1p53Resumo
Os efeitos do óleo bunker na sobrevivência e nas taxas de crescimento de Laguncularia racemosa foram testados por meio de um experimento de derrame controlado, aplicado em 60 plântulas individualmente plantadas em pequenos sacos plásticos. A cada uma destas unidades experimentais foi atribuído um dos seis tratamentos: 0mL (controle), 10, 20 30, 40 e 50 mL de óleo bunker derramado em cada saco. O experimento foi monitorado semanalmente durante 20 semanas. Os resultados foram analisados por ANOVA de medidas repetidas e regressão linear. Nas primeiras sete semanas foram observadas clorose, perda de folhas e taxa de mortalidade significativamente superior para as plantas de todos os tratamentos em comparação com o grupo controle. Efeitos crônicos como prejuízos ao crescimento e produção de folhas foram proporcionais às concentrações de óleo dos tratamentos. As plântulas dos tratamentos controle e 10 mL foram significativamente superiores aos demais tratamentos em altura, número de folhas e nível de vitalidade. Os resultados indicaram que as plântulas de L. racemosa sofrem efeitos letais e subletais com a exposição ao óleo bunker.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY