Ocorrência e caracterização histológica de marsúpios de Diplodon expansus (Küster, 1856) (Mollusca, Bivalve, Hyriidae) no rio Piraquara, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n1p97Resumo
Em bivalves límnicos da família Hyriidae, as brânquias apresentam, além das funções de trocas gasosas e alimentação, importante função no ciclo reprodutivo. As brânquias sofrem modificações, originando uma estrutura especializada, o marsúpio, no qual ocorre o desenvolvimento de larvas denominadas gloquídios. O objetivo deste estudo foi determinar a ocorrência e as características morfológicas dos marsúpios de Diplodon expansus. Foram realizadas seis coletas bimestrais entre maio de 2007 e maio de 2008, no rio Piraquara, com captura de 180 espécimes com tamanho superior a 25mm. O comprimento total das conchas foi medido para determinação das frequências de classes de tamanhos. Com base em características morfológicas pré-determinadas, os marsúpios foram classificados em estágio I e II. Fragmentos teciduais de marsúpios e massa visceral foram submetidos a processamento histológico de rotina e incluídos em parafina. Foram registradas nove classes de comprimento, com intervalo de 3mm, e a classe modal variou de 50 a 53mm. Marsúpios em estágios I e II foram observados em 86% das fêmeas. As observações histológicas indicam que marsúpios são estruturas permanentes em fêmeas maduras e que a população de D. expansus possui uma estratégia de reprodução contínua, com picos de liberação de gloquídios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY