A comunidade arbórea de um fragmento urbano de Floresta Atlântica após 40 anos de sucessão secundária (Juiz de Fora, Minas Gerais)

Autores

  • Breno Moreira Departamento de Botânica Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Fabrício Alvim Carvalho Departamento de Botânica Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n2p59

Resumo

Neste estudo, objetivou-se avaliar a estrutura e a diversidade da comunidade arbórea de um fragmento urbano de floresta estacional semidecidual no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. As árvores (DAP ? 5 cm) foram amostradas em 15 parcelas aleatórias de 20 x 20 m. Ao todo, foram amostrados 920 indivíduos (1.533 ind.ha-1), distribuídos em 48 espécies, pertencentes a 24 famílias botânicas, dentre as quais Fabaceae (12 espécies), Euphorbiaceae (5 espécies) e Melastomataceae (4 espécies) e apresentaram maior riqueza. A comunidade apresentou forte dominância específica, com grande concentração dos valores de importância (VI) distribuídos nas cinco primeiras espécies (Pinus elliottii; Miconia latecrenata; Tibouchina granulosa; Peltphorum dubium e Syzygium jambos), que, juntas, somaram 51,7% do VI total. Das espécies mais importantes na comunidade, destaca-se a exótica P. elliottii, com VI = 15,9%, sendo possível considerá-la uma invasora capaz de provocar considerável contaminação biológica no local. Como reflexo da forte dominância ecológica, o índice de diversidade de espécies de Shannon (H’ = 2,84 nats.ind-1) e a riqueza (48 espécies) foram baixos em comparação com florestas secundárias de mesma fitofisionomia da região. Este estudo possibilitou identificar os padrões gerais e particularidades da área, contribuindo para subsidiar a implementação e consolidação de práticas ambientais consistentes para a conservação da diversidade.

 

Biografia do Autor

Fabrício Alvim Carvalho, Departamento de Botânica Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Sou graduado (Bacharel) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2001), Mestre em Biociências e Biotecnologia (ênfase em Ciências Ambientais) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2005) e Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Sou Professor Adjunto no Departamento de Botânica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tenho experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando nos seguintes temas: ecologia de comunidades (levantamentos quantitativos e qualitativos de componentes lenhosos - florística e fitossociologia, dinâmica de comunidades e populações lenhosas, monitoramento de parcelas permanentes), fitogeografia, ecologia teórica, análises multivariadas, grupos funcionais, recuperação/restauração florestal. Meus estudos vem sendo realizados em diversas fitofisionomias brasileiras, destacando-se: Floresta Atlântica (Ombrófilas e Estacionais), Amazônia (Floresta de Terra Firme) e Cerrado (Cerrado sensu stricto e Florestas Estacionais). Tenho dado ênfase em pesquisas direcionadas para a ecologia de florestas urbanas.

Downloads

Publicado

2013-03-25

Edição

Seção

Artigos