Sistema de pré-aviso para controle de Sigatoka-amarela no norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n3p109Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o Sistema de Pré-Aviso Biológico (SPB) para o controle da Sigatoka-amarela no Norte de Minas. O ensaio foi conduzido no município de Nova Porteirinha, MG. Foram testados sete tratamentos, utilizando seis valores de soma bruta (SB) (1.000; 1.300; 1.600; 1.900; 2.200 e 2.500) e o controle sistemático da doença a cada 15 dias. Os tratamentos foram distribuídos em sete talhões (120 plantas/talhão) com ‘Prata-Anã’ e 10 plantas de cada talhão foram avaliadas semanalmente quanto à taxa de emissão foliar e incidência da doença nas folhas dois, três e quatro. Os estádios mais avançados das lesões e a sua intensidade serviram para cálculo da soma bruta, que auxiliou na tomada de decisão para o controle químico. Foram coletados os dados de produção e análises de firmeza, pH e acidez dos frutos. Para o tratamento SB 2.500, considerando os dois anos de avaliação, houve uma redução de doze para três aplicações, ou seja, 75% menos defensivos aplicados, sem perda na produtividade. Logo, sugere-se, considerando as condições de Nova Porteirinha, a aplicação do SPB para o controle químico da Sigatoka-amarela, utilizando-se o valor de SB de 2.500 como indicador da época correta para a realização da pulverização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY