Formigas visitantes de inflorescências de Actinocephalus polyanthus (Bong.) Sano (Eriocaulaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n4p75Resumo
Plantas da família Eriocaulaceae apresentam uma secreção de néctar em estruturas florais que promove a visitação de insetos, inclusive formigas. Este estudo avaliou as espécies de formigas visitantes de inflorescências de Actinocephalus polyanthus em dunas costeiras no sul do Brasil e verificou se a riqueza e composição das assembleias visitantes diferiam entre as fenofases de floração feminina e masculina, em função da maior oferta de recurso por flores masculinas. Observações sobre o recurso utilizado e o comportamento de visita foram também investigados. Foram encontradas 15 espécies de formigas, pertencentes a oito gêneros de quatro subfamílias. Não houve diferença em relação à riqueza e diversidade de visitantes associadas à fenofase de floração masculina ou feminina. Entretanto, houve diferença em relação à similaridade dessas assembleias, em função da maior ocorrência de Camponotus fastigatus na floração feminina. A maioria das espécies registradas pertence a gêneros que, normalmente, utilizam néctar floral e extrafloral como recurso alimentar ou são generalistas. Brachymyrmex sp.1, Camponotus fastigatus e Dorymyrmex sp. foram observadas com pólen aderido ao corpo, o que sugere um potencial transporte desse pólen entre flores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY