Avaliação da influência da oxigenação e da qualidade do sedimento sobre a sobrevivência de Scolelepis chilensis (Spionidae: Polychaeta) da Baía de Guanabara, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2013v26n4p85Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resistência do poliqueta Scolelepis chilensis a variações de oxigenação e sedimento a fim de obter dados para estudos de impactos ambientais. Os indivíduos foram coletados na Praia do Flamengo, Rio de Janeiro. Combinações favoráveis das características ambientais da Baía de Guanabara explicam a sobrevivência dos organismos, embora o intenso aporte de poluentes gere áreas fortemente degradadas. Dentre os grupos da fauna bentônica, os poliquetas se destacam, desempenhando um importante papel no funcionamento e na estrutura das comunidades aquáticas. Scolelepis chilensis apresenta ampla distribuição devido às suas características morfológicas que lhes permitem adaptar-se a diversos ambientes marinhos. Contudo, o presente trabalho mostra que a espécie apresenta alto índice de mortalidade em condições de hipoxia, significando dizer que essa espécie é mais sensível a ambientes com menos oxigênio. E, ainda, em situação de hipoxia associada a sedimento contaminado, o índice de mortalidade aumenta consideravelmente, mostrando-se a mesma ser sensível a ambientes com sedimento contaminado e com pouca oferta de oxigênio. Assim, o intenso e contínuo aporte de poluentes, poderá conduzir a um futuro déficit de oxigênio e a condições anaeróbicas extremas, os quais poderão ocasionar a destruição de diversos ecossistemas marinhos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY