Atividade fitotóxica de Serjania lethalis sobre a germinação e crescimento de Panicum maximum
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n1p29Resumo
Este artigo analisa a atividade fitotóxica de extratos aquosos de folhas jovens e maduras de Serjania lethalis A. St. -Hil. sobre a germinação e o crescimento de sementes de Panicum maximum Jacq. Foram preparados extratos aquosos nas concentrações de 2,5, 5,0, 7,5 e 10% a partir de folhas secas e água destilada. A porcentagem de germinação, velocidade de germinação e sincronia foram afetadas negativamente pelos dois extratos. Os extratos exibiram fitotoxicidade e reduziram o crescimento de plântulas, e esses efeitos são dependentes da concentração. As diferentes concentrações dos extratos provocaram mudanças significativas no processo de germinação e crescimento de plântulas de P. maximum, em alguns casos variando devido ao estágio de maturação foliar, porém, não diferindo entre si para maioria das variáveis analisadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY