Dinâmica do crescimento do meloeiro rendilhado ‘Fantasy’ cultivado em substrato sob ambiente protegido
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p19Resumo
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p19
Sistemas de cultivo em substrato têm sido utilizados por grande parte dos produtores de hortaliças. No entanto, ainda é necessária a obtenção de conhecimentos específicos sobre o desempenho das plantas nesses sistemas, possibilitando, assim, maior eficiência no cultivo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o crescimento do meloeiro rendilhado ‘Fantasy’ cultivado em substrato em ambiente protegido. As plantas foram cultivadas em vasos preenchidos com substrato contendo uma mistura de areia e casca de amendoim em partes iguais. A irrigação foi realizada por gotejamento com solução nutritiva recomendada para a cultura em cultivo hidropônico. Foi determinada a dinâmica de crescimento da cultura avaliando-se o número de folhas, massa seca das folhas (g), do caule (g) e dos frutos (g). Foram calculadas as taxas de crescimento absoluto da cultura; taxa de crescimento relativo; taxa assimilatória líquida; área foliar específica; razão de massa foliar; razão de massa de frutos; e razão de área foliar. Na colheita, foi avaliada a produção e qualidade dos frutos. De acordo com os resultados, verificou-se que os frutos foram responsáveis pela maior porcentagem de matéria seca acumulada na planta. As taxas de crescimento das plantas são decrescentes, principalmente, após a fase de frutificação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY