Estudo fenológico de espécies arbóreas nativas em uma unidade de conservação de caatinga no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

  • Diego Nathan Nascimento Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ramiro Gustavo Valera Camacho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Iranildo Miranda de Melo Universidade Estadual da Paraíba
  • Lamarck Nascimento Galdino da Rocha Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Noelia Ferreira Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p31

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n2p31

A fenologia observa o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas e a interferência que fatores bióticos e abióticos realizam em cada evento fenológico. Entretanto, estudos fenológicos são ainda incipientes em florestas tropicais secas, especialmente no Semiárido brasileiro. Assim, objetivou-se estudar a fenologia de seis espécies lenhosas da caatinga (Dipteryx odorata, Cordia oncocalyx, Poincianella pyramidalis, Manihot pseudoglaziovii, Handroanthus heptaphyllus e Pseudobombax cf. marginatum), além da relação entre fenofases e variáveis ambientais. As fenofases foram observadas em viagens quinzenais à Floresta Nacional de Açu, Nordeste do Brasil. O brotamento foliar ocorreu no início da estação chuvosa e queda foliar no início da seca. Verificou-se que apenas Dipteryx odorata não floresceu. As outras espécies floresceram em meados da estação chuvosa ou no final desta. A frutificação ocorreu geralmente em meados do período chuvoso e no início do seco. A precipitação foi o fator que mais influenciou as fenofases. No entanto, outras variáveis também apresentaram uma correlação significativa principalmente com brotamento e queda foliar. Os dados fenológicos detectados para essas espécies foram similares aos observados em outras áreas de caatinga, sugerindo que as plantas lenhosas desse ecossistema possuem uma tendência de suas fenofases, com poucas modificações ao longo de um gradiente espacial e temporal.

Biografia do Autor

Diego Nathan Nascimento Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e doutorado em andamento em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência em Botânica, com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando principalmente em fenologia, florística e fitossociologia de espécies do ecossistema caatinga.

Ramiro Gustavo Valera Camacho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pelaEscola Superior de Agricultura de Mossoró-ESAM, atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1988), mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1991) e doutorado em Ciências (Área de concentração Botânica) pelo Instituto de Biociências -IB, da Universidade de São Paulo - USP (2001). Atualmente é Professor adjunto IV do Departamentode Ciências Biológicas - DECB e participamos do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Levantamento Floristico e Vegetacional de Unidades de Conservação no semiárido potiguar, Padrões de Distribuição da Caatinga, extremamente preocupado com a preservação da biodiversidade nas unidades de conservação do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos seguintes temas: caatinga, desenvolvimento sustentável do semiárido, conservação e preservação da caatinga e educação ambiental. Atualmente assumiu a direção do Centro de Estudos e Pesquisas do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido - CEMAD na UERN.

José Iranildo Miranda de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Hab Biologia pela Universidade de Pernambuco (1997), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Atualmente é professor doutor a/t-40 da Universidade Estadual da Paraíba e professor colaborador da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: florística de caatinga inclusive em afloramentos rochosos; nordeste do brasil, boraginaceae s.l., taxonomia, taxonomia, flora fanerogâmica, paraíba, verbenaceae; florística; caatinga e heliotropium, boraginaceae, nova ocorrência, norde.

Lamarck Nascimento Galdino da Rocha, Universidade Estadual de Feira de Santana

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, taxonomia e Turneraceae.

Noelia Ferreira Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Durante a graduação trabalhou com Educação ambiental, objetivando a formação continuada de professores das escolas públicas de Mossoró e implantação da coleta seletiva na cidade. Mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. No período do mestrado desenvolver pesquisa com Etnobotânica, buscando identificar espécies de plantas medicinais prioritárias para conservação in situ. 

Downloads

Publicado

2014-02-06

Edição

Seção

Artigos