Descrição histológica do pulmão de Caracara plancus (Miller, 1777) (Falconiformes, Falconidae) e Ardea alba (Linnaeus, 1758) (Pelecaniformes, Ardeidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p101Resumo
Os estudos histológicos em aves silvestres ainda são incipientes, levando em consideração a grande diversidade de espécies e a dificuldade de obter material para análise. Em virtude dessa escassez, objetivou-se descrever a morfologia microscópica do pulmão de duas aves silvestres terrestres. Para tanto, foi utilizado um exemplar de Ardea alba – Linnaeus, 1758 (garça-branca) – e um exemplar de Caracara plancus – Miller, 1777 (gavião caracará) –, que foram levados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá (UNESA), em Vargem Pequena-RJ, por membros da sociedade civil e órgãos de cuidado e proteção do governo; entretanto, não resistiram às lesões e vieram a óbito de maneira natural. Os animais foram dissecados e seus pulmões foram fixados em solução aquosa de formaldeído a 10%, para aplicação da técnica histológica de rotina, revelando estrutura diferenciada do órgão com um padrão de ramificação bronquial composto por mesobrônquio, brônquio secundário e parabrônquio, bem como pela ausência de alvéolos pulmonares clássicos, cuja função é desempenhada pelos capilares aéreos. Os resultados apontam a semelhança microscópica com aves domésticas e confirmam a complexa arquitetura para amplificar a troca gasosa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY