Descrição histológica do pulmão de Caracara plancus (Miller, 1777) (Falconiformes, Falconidae) e Ardea alba (Linnaeus, 1758) (Pelecaniformes, Ardeidae)

Autores

  • Bianca da Silva Salmon Pompeu Universidade Estácio de Sá
  • Verônica Clemente Villar Martini Universidade Estácio de Sá
  • Luís Gustavo Oliveira Picorelli Universidade Estácio de Sá
  • Jeferson Rocha Pires Universidade Estácio de Sá
  • Bruno Murilo da Silva Freitas Universidade Estácio de Sá
  • Jonathas da Cruz Farias Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p101

Resumo

Os estudos histológicos em aves silvestres ainda são incipientes, levando em consideração a grande diversidade de espécies e a dificuldade de obter material para análise. Em virtude dessa escassez, objetivou-se descrever a morfologia microscópica do pulmão de duas aves silvestres terrestres. Para tanto, foi utilizado um exemplar de Ardea alba Linnaeus, 1758 (garça-branca) e um exemplar de Caracara plancus Miller, 1777 (gavião caracará), que foram levados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá (UNESA), em Vargem Pequena-RJ, por membros da sociedade civil e órgãos de cuidado e proteção do governo; entretanto, não resistiram às lesões e vieram a óbito de maneira natural. Os animais foram dissecados e seus pulmões foram fixados em solução aquosa de formaldeído a 10%, para aplicação da técnica histológica de rotina, revelando estrutura diferenciada do órgão com um padrão de ramificação bronquial composto por mesobrônquio, brônquio secundário e parabrônquio, bem como pela ausência de alvéolos pulmonares clássicos, cuja função é desempenhada pelos capilares aéreos. Os resultados apontam a semelhança microscópica com aves domésticas e confirmam a complexa arquitetura para amplificar a troca gasosa.

Biografia do Autor

Bianca da Silva Salmon Pompeu, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente ministra aulas na Universidade Estácio de Sá sendo Professora Auxiliar II das disciplinas de Citologia e Histologia e Histologia Animal do curso de Medicina Veterinária, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto na disciplina de Histologia para os cursos de Enfermagem e Nutrição e Faculdade de Medicina de Petrópolis na disciplina de Histologia. No Mestrado em sua linha de pesquisa estudou : Cicatrização Tecidual Cutânea. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia. Desenvolve projeto financiado pela UNESA/RJ - Pesquisa de Produtividade: Descrição morfológica dos diferentes sistemas de aves silvestres aquáticas e terrestres.

Verônica Clemente Villar Martini, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Ciências Biológicas(Modalidade médica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Mestrado(1996) e Doutorado (2008) em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente ministra aulas de Histologia e Embriologia nas Faculdades de Odontologia, Medicina e Medicina Veterinária de Valença. Na cidade do Rio de Janeiro atua como Professora Titular I de Citologia e Histologia Animal no curso de Medicina Veterinária e de Histologia e Embriologia no Curso de Medicina na Universidade Estácio de Sá. Possui 3 projetos em andamento, sendo 2 na Universidade Estácio de Sá, com 4 bolsistas de Iniciação Científica..O terceiro projeto é financiado pela FAPERJ e sua execução ocorre no município de Valença em uma escola pública onde orienta 4 bolsistas do Programa Jovens Talentos, 2 alunas bolsistas de Iniciação Científica e 2 bolsistas de aperfeiçoamento técnico. No doutorado em sua linha de pesquisa estudou : Restrição proteica gestacional; estereologia, microscopia eletrônica, imunohistoquímica e rim. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia.

Luís Gustavo Oliveira Picorelli, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Vila Velha (2005), residencia em Patologia Animal pelo Centro Universitário de Vila Velha (2007), mestrado em Medicina Veterinaria - Patologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009) e atualmente é doutorando em Ciências Veterinárias - Sanidade animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Patologica animal, atuando principalmente nas seguintes atividades: docência, diagnóstico necroscópico, histopatologia e citologia.

Jeferson Rocha Pires, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá (2004). Especialização em clínica médica e cirurgica de animais selvagens e exóticos pelo Instituto Qualittas de Pós Graduação(2007), Mestrado em clínica e reprodução animal pela Universidade Federal Fluminense (2008). Graduado em ciências biológicas pela Universidade Estácio de Sá (2010).Atualmente é coordenador e professor da pós graduação de clínica médica e cirúrgica em animais selvagens e exóticos do Instituto Qualittas de Pós-Graduação,Professor da disciplina de Patologia das aves na Universidade Estácio de Sá. Médico veterinário responsável pelo centro de recuperação de fauna da Universidade Estácio de Sá. Dono da clínica de animais selvagens e exóticos Vivarium. Presta assistência a diversos zoológicos, clínicas e criatorios de animais selvagens e exóticos em todo Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: Cirurgia de animais selvagens tendo grande experiência em aves , répteis e peixes. anestesia de animais selvagens e clínica de animais selvagens.

Bruno Murilo da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Graduando de Medicina Veterinária

Jonathas da Cruz Farias, Universidade Estácio de Sá


Graduando de Medicina Veterinária que busca conhecimento na área de pesquisa. Monitor de anatomia dos sistemas viscerais de animais-2013.2. 

Downloads

Publicado

2014-08-24

Edição

Seção

Artigos