Origem do plexo lombossacral em Galea spixii (Wagler, 1831) (Rodentia, Caviidae)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p107Resumo
O preá silvestre é um roedor pertencente à família Caviidae presente na região semiárida do Nordeste do Brasil. Foram utilizados 20 preás que vieram a óbito por causas naturais, obtidos no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os animais foram fixados em solução aquosa de formaldeído a 10% e, após 48 h, foram dissecados para visualização do plexo. As relações topográficas do plexo lombossacral foram agrupadas em tabelas e, posteriormente, submetidas a análises estatísticas (teste do qui-quadrado com correção de Yates). O plexo lombossacral originou-se das raízes ventrais dos três últimos nervos lombares e dos três primeiros nervos sacrais, correspondendo a 65% dos animais estudados (L5L6L7S1S2S3). Originam-se do plexo os nervos: femoral, obturatório, isquiático, glúteo cranial, glúteo caudal e pudendo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY