Origem do plexo lombossacral em Galea spixii (Wagler, 1831) (Rodentia, Caviidae)

Autores

  • Gleidson Benevides Oliveira Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Márcio Nogueira Rodrigues Faculty of Veterinary Medicine and Animal Science (FMVZ-USP)
  • Rejane dos Santos Sousa Faculty of Veterinary Medicine and Animal Science (FMVZ-USP)
  • Carlos Eduardo Bezerra de Moura Federal University of Rio Grande do Norte
  • Maria Angélica Miglino Faculty of Veterinary Medicine and Animal Science (FMVZ-USP)
  • Moacir Franco de Oliveira Federal Rural of Semi Arid University

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2014v27n4p107

Resumo

O preá silvestre é um roedor pertencente à família Caviidae presente na região semiárida do Nordeste do Brasil. Foram utilizados 20 preás que vieram a óbito por causas naturais, obtidos no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os animais foram fixados em solução aquosa de formaldeído a 10% e, após 48 h, foram dissecados para visualização do plexo. As relações topográficas do plexo lombossacral foram agrupadas em tabelas e, posteriormente, submetidas a análises estatísticas (teste do qui-quadrado com correção de Yates). O plexo lombossacral originou-se das raízes ventrais dos três últimos nervos lombares e dos três primeiros nervos sacrais, correspondendo a 65% dos animais estudados (L5L6L7S1S2S3). Originam-se do plexo os nervos: femoral, obturatório, isquiático, glúteo cranial, glúteo caudal e pudendo.

Biografia do Autor

Gleidson Benevides Oliveira, Universidade Federal Rural do Semiárido

Possui graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2009). Atualmente cursa Mestrado em Ciência Animal na Universidade Federal Rural do Semi-Árido na área de Morfofisiologia e Especialização em Saúde Coletiva pela Faculdade Integrada de Patos.

Márcio Nogueira Rodrigues, Faculty of Veterinary Medicine and Animal Science (FMVZ-USP)

Doutorando do Curso de Pós Graduação em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) com ênfase na utilização de Células-Tronco em Terapia Celular. Mestre em Ciências na Área de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres (FMVZ-USP/2011). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi Árido (2009). Possui experiência na área de Medicina Veterinária na Clínica Médica de Pequenos Animais, Morfofisiologia e Utilização de Células-Tronco em Terapia Celular.

Rejane dos Santos Sousa, Faculty of Veterinary Medicine and Animal Science (FMVZ-USP)

Medica Veterinária, graduada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Integrada de Patos, mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). Atualmente é doutoranda do Departamento de Clínica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zooctenia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Possui experiência em Medicina Veterinária, com ênfase em Ruminantes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Sanidade animal, doenças metabólicas e nutricionais, hematologia com ênfase em transfusão sanguínea e histologia veterinária.

Carlos Eduardo Bezerra de Moura, Federal University of Rio Grande do Norte

Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Mestre em Ciências/ Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- USP. Doutor em Ciências/ Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia- USP. Professor do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UFRN. Colaborador do Programa de Pós-graduação em Biologia de Água doce e Pesca interior do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). Desenvolve pesquisa na área de Morfofisiologia Animal, Biologia da reprodução, Células-tronco e Biomateriais. Realiza também atividades de difusão científica junto ao Museu de Ciências Morfológicas da UFRN.

Maria Angélica Miglino, Faculty of Veterinary Medicine and Animal Science (FMVZ-USP)

Doutorado em Ciências (Anatomia Funcional Estrutura e Ultra Estrutura) pela Universidade de São Paulo em 1985. Atualmente é Professora Titular da Universidade de São Paulo. Publicou 455 artigos em periódicos especializados. Possui 22 capítulos de livros e 2 livros publicados. Orientou 46 Dissertações de Mestrado e 55 Teses de Doutorado e Co Orientou 5 Teses de Doutorado, além de ter orientado 69 alunos de Iniciação Científicas, Supervisionou 13 pós Doutorandos. Recebeu prêmio e homenagens. Atua na área de Medicina Veterinária, Ciências Morfológicas, Biologia do Desenvolvimento com ênfase à Placenta e Placentação, Terapia Celular em Modelos Animais, e Engenharia Tecidual.

Moacir Franco de Oliveira, Federal Rural of Semi Arid University

Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é bolsista produtividade do CNPq PQ 2, professor Associado I do Departamento de Ciências Animais - DCAn e Orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - PPCA da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em morfologia de animais silvestres, atuando principalmente em temas: morfologia do sistema reprodutor masculino e feminino de animais silvestres e placentação de animais silvestres. Além disso trabalha com manejo reprodutivo de emas, catetos, cutias, preás e mocós. Leciona na Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA, disciplinas de Anatomia Topográfica Aplicada, para o curso de Medicina Veterinária e Zoologia Geral, para os cursos de Agronomia e Zotecnia, além de Anatomia e Fisiologia Comparada dos Animais Domésticos para o curso de Agronomia.

Publicado

2014-08-15

Edição

Seção

Artigos